CENTENÁRIO DE NIEMEYER

museu_de_niteroi.jpg 

Dia 15 próximo, o “pai” da arquitetura moderna brasileira completará 100 anos de vida, Oscar Niemeyer um dos mais célebres arquitetos do mundo – e, brasileiro, orgulho nosso – ganha  série de expos pelo país.

Tal celebração começa exatamente naquela que ficou conhecida como sua obra mais vista, o o Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Niterói (foto acima) e será complementada por obras da coleção João Sattamini, de artistas como Beatriz Milhazes, Lygia Clark e Sergio Camargo — fontes de influência do pensamento de Niemeyer. No MAC acontecerá a mostra Oscar Niemeyer — Arquiteto brasileiro cidadão, com fotografias, textos e projetos representando as principais fases de sua arquitetura. Niemeyer articulou uma iconografia que se tornou um símbolo de identidade nacional.

Fashionismo e arquitetura

As obras superemblemáticas de Niemeyer inspiram – também – a moda. Fonte de inspiração para o desfile de inverno 2.007 da grife Forum de Tufi Duek buscou referência no trabalho do arquiteto embasados em decotes profundos e cinturas marcadas. Já a coleção da estilista-jet-setter carioca Lenny trouxe em sua moda-praia (quer dizer,iate…) as curvas esculturais e os desenhos gráficos inspirados em Oscar e sua arquitetura essencialmente urbana e dinâmica.

Assista o desfile de primavera-verão da Lenny inspirado em Niemeyer aqui

Um comentário sobre “CENTENÁRIO DE NIEMEYER

  1. Pingback: Arquitetura Moderna « ArquiteturanoBrasil's Blog

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s