QUEM NÃO QUER SER A SUZY MENKES ?

 20070119-sol.jpg

Existe uma moda tipicamente carioca ? Pois é.Há quem o diga. Hoje começa a edição de outono-inverno da semana de moda carioca, o Fashion Rio. Até o dia 12,grifes como a  classuda-relax Tessuti, a sempre-pronta-para-um-iate-básico  Lenny e o street-fashionista da Redley estarão mostrando para publico e imprensa suas propostas para a estação.

Como de costume, o blog MyPreview não vai cobrir o evento. Motivo ? Sempre me questionam,então aí vai :
– Não sou jornalista. Tudo que publico aqui sobre o assunto é baseado no que vejo,leio e compreendo sobre o fascinante (e muitas vezes cruel…) mundinho da moda.
– Minha profissão me impede de acompanhar in loco as semanas de moda,portanto, seria leviano “fazer cobertura” de uma coisa que não ví. Cada um,cada um e ponto. Respeito os devaneios-fashion de alguns blogueiros metidos à Suzy Menkes (top-crítica de moda do jornal Herald Tribune) . Afinal,queridos,sonhar não custa nada. Mas copiar resenha de desfile já é demais. Oiêê,blogolândia.
– Nas temporadas,o que não falta é blog falando do assunto, além dos sites – essenciais – na minha opinião. Sendo assim,sugiro,além das fontes já conhecidas que logo pipocarão nas bancas ,o trabalho de gente que faz “de verdade”, um trabalho de jornalismo de moda – independente da linguagem :

*a coluna da editora Iesa Rodrigues para o Jonal do Brasil. Uma das mais experientes jornalistas da área,tem seu trabalho focado, principalmente no Rio de Janeiro,onde reside.

*o essencial site da papisa Gloria Kalil, o Chic que tem uma das equipes mais bacanas,autênticas e inteligentes do métier.

*o FilmeFashion orquestrado pela Alexandra Farah – uma das mais legais – e competentes – jornalistas que têm despontado na área. Vinda do Chic,onde era editora de moda e hoje assídua colaboradora da Vogue,Alexandra  tem uma visão que vai muito além dos tecidos e cartelas de cores das roupas apresentadas – os temas preferidos (…) e muitas vezes sem conteúdo da galera que – supostamente – cobre o evento.

*e como não poderia faltar, o blog do Ricardo Oliveros, o Fora de Moda. Depois de algumas temporadas ao lado de minha sacerdotisa-fashion, a Regina Guerreiro, agora cobre o evento para a prestigiada revista L’Officiel Brasil, que com apenas um ano no mercado,já mostrou que está no caminho certo,agradando um publico sedento por bons textos e uma nova otica sobre o mundo da moda e da arte.

+ Oliveros : a editora Erika Palomino fechou uma parceria com ele para uma coluna no descolado jornal da SPFW. Bingo-fashion !!

Portanto, motivos não faltam para acompanhar o evento. Mais relax que a SPFW,porém,não menos interessante para aficiondos no assunto. Como eu.

6 comentários sobre “QUEM NÃO QUER SER A SUZY MENKES ?

  1. não concordo, stuart. talvez concorde em parte – pensando do seu jeito concordo que não devia chamar “cobertura” o que se faz em blogs quando se está distante do objeto dos posts (estamos falando só dos que valem a pena, claro. blogs bobinhos de miguxas não entram no meu pensamento aqui!). mas acho super válido o exercício do olhar, da descrição, da avaliação e até da expressão na linguagem de blogs, especialmente se quem faz o blog é estudante de moda. veja bem, não acho também que se deva dar ouvidos à “devaneios”, ou a wannabes (ixi! como escreve?), mas gente que quer trabalhar com resenhas e análises tem que treinar e acho super importante treinar com os recursos que se tem, sejam eles outras resenhas, internet, conversa de amigos e tals. também Não acho que tem que copiar: to “defendendo” os que se propõem a estudar o que vêem e então escrever sobre, com visão e opinião próprias.

    (eu fiz direito antes de me encontrar na moda. me desculpa pelo meeeega discurso!)

    ** AMEI a dica com o link da Iesa Rodrigues! E to aprendendo um tanto aqui sobre editoras de moda que valem a pena! **

  2. Meninas, claro que nao me refiro a blogueiros como vcs, que demonstram total compreensao sobre o assunto em questão, com textos,análises e materias de qualidade. Me refiro a alguns zé-mané da vida que nao tem espelho em casa e pelo visto, para copiar resenha de desfile,cérebro tbm nao. Agora,o que nao da é pra defender qq blog que faz xerox o tempo todo do que sai nos sites da Erika,Gloria e Style.com e depois ainda quer fazer carao de Cathy Horyn,né ? não dá…sorry !
    Beijos-fashion em vcs.
    Do fã Stuart,ok ?

  3. Nossa, MUITO bem, colocaram o blog da Iesa!

    Fui aluna dela de Jornalismo de Moda no Senac-Rio e ela sabe MUITO sem ser afetada por essa badalação fake do mundo da moda. Aliás, para quem moda no Rio e gosta de moda, recomendo o curso!

  4. Marcia, adoro o jornalismo da Iesa. Mesmo sem ser conhecida como a Gloria,a Regina ou a Costanza,por ex, ela ta no jornalismo de moda ha mais de 20 anos. Uma fera sem muita afetação.
    Adorei seu comment e sua visita, volta mais !

  5. Espero não ter decepcionado na cobertura. Foi bem difícil conciliar todos os trabalhos + blog. Mas agora, deu para subir quase tudo! Esgotado!!!

Deixe uma resposta

