O PUNK E A ESTILISTA

 cs_photo03.jpg

A recente visita da dama da moda inglesa Vivienne Westwood (foto acima) ao Brasil afim de divulgar seu manifesto anti-consumo e (ao mesmo tempo) sua coleção de sandálias produzidas em parceria com a Melissa – … pode haver coisa mais antagônica e inglesa que isso ?…  -, me fez pensar automaticamente em um de meus ícones- fashion,talvez o mais outsider de todos: Malcolm McLaren (foto abaixo), ex-marido da designer. Não pense que eu desdenho do talento e da importância de Mrs. Westwood no cenário da moda mundial. Apenas deixo que os (muitos) confetes recebidos por ela venham de seus outros adoradores espalhados pelo mundo.

mclarenrex_468x470.jpg

Além de ser um dos “pais” do movimento punk, já que foi o fundador da banda Sex Pistols,  ícone e referência mais fiel do universo punk nos anos 60, McLaren sempre se destacou por seu modo de vestir e por suas atitudes vanguardistas. Talvez a maior referência que eu tenho dele seja o clipe histórico “Deep in Vogue (1.989)”  – que inclusive serviu de trilha sonora para o documentário de moda “Catwalk (1.996)”, co-produzido pela supermodelo Christy Turlington contando (e mostrando) suas andanças pelo mundo da moda, no então chamado Circuito Elizabeth Arden (Paris,Londres,Milão e NY).

O vídeo traz um dos mais fortes movimentos da década de 80: a dança Vogue,cheia de movimentos do jazz e que foram alardeados pelo mundo pop tempos depois com o clipe da diva Madonna “Vogue” e seu grito de guerra “Strike a pose” – uma febre nas pistas do mundo.

Nota : assista ao clipe – uma de minhas trilhas sonoras favoritas para escrever meus textos aqui no blog. Porém, cuidado : não vá se assustar  com o carão-medo e com os looks absurdos dos bailarinos durante esta performance “voguística”.

Deixe uma resposta

