TRAINSPOTTING : 1.996 OU 2.008 ?

Fazer uma analogia do filme Trainspotting (1.996) de cabo à rabo assusta pela linguagem superatual e seus subcódigos pois,apesar de já ter mais de uma década de seu lançamento,nenhum outro filme retrata tão fielmente nosso tempo,comportamento e até a estética adotada pela juventude atual.

Fashion Trends

Os já onipresentes jeans skinny,por exemplo,  formaram boa parte do figurino do filme. Seguindo a estética “real life”, Trainspotting exibe a maior quantidade de silhuetas slim de que se tem notícia no cinema. Até os cortes de cabelo – nucas raspadas e revisitações do hypado corte militar – são o it look da maioria dos personagens.

New Face

Com o então estreante Ewan McGregor encabeçando seu elenco,o filme fez uma leitura antecipada de tudo que marcaria a moda,a música e a atitude “cool” de hoje.

Rehab 90’s

Muito antes do surgimento da musa-rehab Amy Winehouse o filme mostrou da forma mais brilhante possível o que é uma bad trip autêntica e o poder devastador das drogas sobre uma juventude hedonista e aparentemente sem rumo. Pode ser coisa mais atual ?

para ler ouvindo

Anúncios

2 comentários sobre “TRAINSPOTTING : 1.996 OU 2.008 ?

  1. bornslippy é hino, praticamente né? haha. eu adoro trainspotting e concordo com vc sobre antecipar coisas da juventude de hoje em dia. coisas que muita gente acha que é super novo, mas que na verdade já foi mostrado lá trás. amo esse filme. abs!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s