“CATWALK” : TEM QUE TER… EU TENHO :-)

Momento dossiê-videoteca-fashion para os (queridíssimos) leitores do blog :

Dentre todo o material que coleciono há anos,centenas de revistas,livros,catalogos e filmes, nada é mais bacana que o vídeo-documentário “Catwalk” (1.996) dirigido por Robert Leacock e produzido pela supermodelo Christy Turlington (minha favorita de todos os tempos). É um retrato fiel das semanas de moda pelo mundo. Nele as “amiguinhas” de Christy: Kate,Naomi,Nadja,Claudia,Karen,Carla (veja bem,nem precisei citar os sobrenomes pois fashionistas sabem, de cor, quem são), desfilam as coleções de Alaia,Gaultier,Armani,Ferré e etc,etc.

Acompanhe algumas sequências do filme :


O trecho acima, é uma das partes mais bacanas do documentário onde Galliano (com uma incrível camiseta pink com a palavra “Georgeous”) “ferve horrores” e instrui a (super)modelo Nicky Taylor de como deve se portar na passarela vestindo um inacreditável vestido. A entrada de Kate (que não aparece aqui) também é icônica.


Acima, Kate conta (no backstage de Galliano) que havia se “depilado” pois posaria nua para a campanha do perfume Obssession de Calvin Klein. Para elas,só Naomi poderia se dar “ao luxo” de posar nua pois, sarada como é (sempre foi),nada em seu corpo se moveria.A imagem de Kate nua num sofá fez dela a modelo mais bem paga daquele ano. Lembra?


Acima, algumas das supertops da época posam para o catálogo da Pirelli daquele ano,clicado por Patrick Demarchelier.


Acima, as “meninas” desembarcam no aeroporto para a temporada parisiense e Naomi – sempre ela – já chega “causando” pois suas (muitas) bolsas não embarcaram naquele vôo.Seguem separadas pois Kate era de outra agência,a Storm – que a revelou.


Aqui Naomi e Christy contam como se conheceram,ainda adolescentes,quando ingressaram para a Ford Models americana e que detestam ser questionadas por seus (altos) cachês.


Acima, um de meus momentos favoritos do filme, o desfile para Isaac Mizhari. Note os vestidos confeccionados com “retalhos” de lata de refrigerante desfilados por Kate,Naomi e Linda Evangelista. Ah,a (quase desconhecida) Carla Bruni está de saia bufante lilás e body preto,reconheceu ?


Acima, num dos últimos momentos do filme, a supermodel Helena Christensen (sim,aquela do clipe “Wicked Game” do Chris Isaac na praia…) rí da escolha de Valentino. O designer (que encheu a passarela com seus eternos-e-lindos longos-vermelhos) convidou a atriz Sharon Stone para ser a “noiva” do desfile e Helena, num momentinho “fofoca-maldosa de backstage” diz que para uma atriz da idade de Sharon era o que restava mesmo. Que feio Helena. Sharon desfilou linda,despretenciosa e fez o maior sucesso na época,bombando em todas Elles e Vogues como a noiva de Mr. Valentino. Tá ?

Resumindo :

Pois bem, o vídeo (eu tenho em VHS ainda,preciso passar para dvd…) é imperdível, mesmo para quem não “viveu” aquela época, cheia de frisson e claro, muitas caras e bocas. Recomendo que tentem encontrar por aí. Como sei que é difícil,é melhor se jogar mesmo. Boa sorte !!

6 comentários sobre ““CATWALK” : TEM QUE TER… EU TENHO :-)

  1. Ola. Estou a tentar conseguir esse video ha anos! tambem a Turlington era a minha preferida. Seguida pela Tatjana Patitz.

    Se voce conseguir passar a tape para qualquer formato me diga por favor!!

    Obrigado

  2. Boa tarde.
    Eu queria saber se você ja possui em DVD este documentário. Estou procurando à um certo tempo sem sucesso.
    Fico no aguardo de uma breve resposta.

    Att

    Arnaldo

    • Oi arnaldo,eu tenho esse doc em VHS (o original de 96)…pretendo migrar pra DVD mas ainda não tive tempo de ir atrás mas pode deixar que assim que eu conseguir,te aviso (por e-mail) e a gente ve como vc faz pra receber uma copia.Eu adoro,acho uma reliquia mesmo,de uma epoca que nao volta mais….
      Tkx,pela visita e aguarde retorno.
      Abç, Stuart

      • Boa noite.

        Tem como você ver isso o mais urgente possível, pois quem está pedindo este documentário é o Evandro Santo (Christian Pior) da Jovem Pan. Tentei comprar com 3 Auastralianos, só que eles não fazem o envio para o Brasil.

        Por favor, veja o custo da conversão, e eu pago pra você a conversão e o envio.

        Desde já, agradeço pela atenção.

        Att

        Arnaldo

      • Arnaldo,vou fazer o possivel pra adiantar a conversão,assim que rolar,entro em contato contigo via e-mail.
        Abç, Stuart

Deixe uma resposta

