NOVA MODA ?

Essa eu não entendi.

O Prêmio Moda Brasil surgiu como uma iniciativa de premiar (e celebrar) novos nomes que fazem a moda acontecer no país. Até aí tudo bem,tudo ótimo. Só que ao ver a lista com os finalistas (qual terá sido o critério ?), achei que ficou devendo. Explico: os nomes sugeridos para mídia web (apontando sites e blogs) e para jornalista de moda decepcionaram muito. Em primeiro lugar,é inegável o poder de difusão da blogosfera-fashion (não só aqui,mas no mundo) e mesmo assim,os três veículos indicados para a categoria mídia web são formatados como sites : Chic,SPFW e Lilian Pacce. Acredito que só o Chic da papisa-fashion Gloria Kalil (na foto com a diva Costanza) foi uma opção acertada. O site do SPFW está anos-luz de muitos blogs de moda que estão por aí e cá entre nós,só “bomba” na época da semana de moda paulistana. Pronto falei. Já o site/blog da editora Lilian Pacce que é editado por uma equipe da geração-internet, mal começou (tem dois meses no ar) e tem tão pouca informação ainda (pelo pouco tempo de vida, já que quem escreve lá sabe muito bem o que está fazendo,como o Glauco por exemplo,que é um dos que mais gosto da nova-novíssima geração blogueira) que deveria ficar para uma próxima edição do prêmio,caso haja um Prêmio Moda Brasil II.

Particularmente acho que faltaram aí opções que de fato representem essa gigantesca geração moda-na-internet e se a questão é dar preferência à sites,faltou o nome da editora Erika Palomino (uma referência única para toda uma geração -o que me inclui,claro – que se interessa por moda,mesmo que muitos blogueiros torçam o nariz para la Palomino,sabe-se la porquê). Quanto aos jornalistas de moda,sorry. A diva Costanza,a queridíssima Gloria e a própria Lilian-GNT-Fashion já garantiram seu lugar no olimpo-fashion. Todas com décadas e mais décadas na área. Quem é louco de questionar tudo que elas representam para o jornalismo de moda verde-e-amarelo? Acho que “novos” nomes seriam muito mais bem-vindos, como a Alexandra Farah do FilmeFashion,as meninas do superblog Oficina de Estilo,o próprio Glauco que escreve em seu blog Descolex e na Lilian Pacce, o polivalente Ricardo Oliveros,a Denise Dadah do blog Estilo Quem e da revista semanal Quem,o Sylvain Justum do blog para meninos “in” Hypercool,o darling-de-todo-mundo Lula Rodrigues,a moderna Camila Yahn,a Victoria Ceridono,a Laura Artigas do excelente blog “Moda pra Ler”,a “voguette” Adriana Bechara,a assídua colaboradora de L’Officiel Natalia d’Ornellas e até mesmo a redatora da revista Vogue, Maria Prata. Enfim,nomes que de fato inspiram milhares e milhares de (novos e sagazes) leitores de moda na web,nos jornais e nas revistas especializadas. Para essas ultramegadivas inspiradoras como a Costanza,Gloria,Lilian e (minha musa-mor) Regina Guerreiro era só dar um Oscar-Fashion que é o que elas de fato merecem por tudo que ja fizeram. São absolutely Hours-Concours and fabulous.

Enfim,decepcionou em muita coisa. Fica pra próxima então.

(para ler ouvindo)

6 comentários sobre “NOVA MODA ?

  1. Sim mandei o que pediram, mas não fui para final e nem achei que iria. Eu escrevi tudo que achei do premio. Mesmo se fosse na linha homenagem, faltou muita gente importante, mesmo. Mas seja Oscar, Cannes ou Jabuti, premiações não são feitas de justiças, etc etc.

    P.S: porque vc coloca a Maria Prata como redatora??? Ela é editora de moda da Vogue. Conserta djá!

  2. hein, me atualizando aqui eu queria engrossar o coro de quem sente falta da erika no prêmio. concordo que o chic tem emsmo que estar lá, é veículo referência, mas a erika foi queminventou o jeito coloquial de ser na internet, em relação à moda.

    de resto, acho que eles quiseram tipo marcar essa priemira edição com consagrados – e por isso mesmo acho ruim premiar só um de três consagrados em cada categoria. ficou sem sentido, né? não é muito premiar sim reconhecer.

    (e hein, a gente não é jornalishta! =)

  3. Oi querido
    Ótimo post, chic e direto ao ponto. Sou (muito) suspeito pra falar, concorrente recusado que fui em trocentos Phytoervas e etcs que na minha mocidade tanto me fascinaram…
    Não sei se isso é exatamente novo, mas ninguém larga o osso, meu sobrinho. Quem tem coragem, idéias ou amigos (o que conta BEEEEM mais, diga-se de passagem) vai lá e faz seu cantinho. Os outros, como diria Bette Davis… são os outros.
    Parabéns pra quem ganhou, merecem tudo de bom. Mas é como você disse, mais um Oscar na estante. E tanta gente aí querendo uma vaguinha nesse trem, né?
    Faltou falar só do blog My Preview na sua lista, que modéstia demais não carece.
    Ah… parte chata: Une Million is dead. Acho que não nasci pra isso, você é muito melhor… talvez volte com algo mais autoral, mais pessoal, sei lá. Daí te conto e se for o caso, você me põe na área nobre de novo.
    Abçs, you’re so special.
    Tô sempre por aqui.
    Abç

  4. Paulo, voltaaaaaa.

    Como assim? teu blog é luxo-e-riqueza. Todas as vezes que tentei entrar e nao rolava eu achava que era pq vc tava editando ou mudando de layout.
    Detestei sua saida (à francesa,diga-se!)

    To puto com vc !
    😦

  5. Querido, que comentário mais fofo…
    Você realmente é (MUITO) especial.
    Sabe que em vários lugares que eu vou tem uns comentários assim, do tipo “volta Babbis!”?
    É tão bom, deixa o coração quentinho…
    O blog tá lá, quem sabe um dia desses?…
    Beijão com saudade,
    Moi

Deixe uma resposta

