“LE BAL MASQUÉ” NIPÔNICO

Quem disse que fashion-show só acontece na passarela?

Paris,Milão,Nova Iorque ou Londres são – indiscutívelmente – referências-mór da cena fashion, mas atribuir modismos só à estes grandes centros é burrice. Entre minhas paixões/obsessões-fashion,uma que cresce à cada vez que leio/vejo/ouço algo, é sobre o bairro Harajuku em Tókyo, Japão (meu destino certo em um futuro,próximo,espero).

Espécie de miscelânia de estilos,o hypado bairro,além de concentrar algumas das grifes mais consagradas da moda mundial,tem em seus habitués – jovens,em sua maioria – um verdadeiro espetáculo de moda, onde a passarela é a própria rua,em sí. O vídeo acima exibido,mostra de maneira bem caseira/descompromissada (e por isso autêntica à meu ver) um pouco desse way of style. Como um fotógrafo alí entrevistado cantarolou “bal masqué…” . Harajuku – parece mesmo – um divertido e interessante baile de máscaras…nipônico.

Cabelos com cores e cortes enlouquecedores,make-up abusado e mix de todo tipo de referência que se possa atrelar à indumentária (mangás,filmes noir e o universo vintage),fazem parte desse jeito único de se mostrar ao mundo (moda é isso,não?). Muitos modismos surgem lá,virando mainstream muito tempo depois (como explico abaixo).

O único pesar que eu tenho sobre os modernismos by Harajuku é a (infeliz) criação daquela bota (praga?) de salto plataforma,que deixa quem a usa com aspecto de elefantíase. Sim, aquela mesmo(invariavelmennte de couro crú) que fez (e faz a) cabeça de muita gente aqui no Brasil,de uns 5 anos para cá. Segundo uma amiga-japa que morou em Tokyo no início dos anos 90,a bota (usada por meninas de pouca estatura e nenhum tino-fashion,o que inclui minha sobrinha adolescente,para meu desespero), já era mania lá bem antes de aportar em território tupiniquim,no início dos anos 00.

(para ler ouvindo)

Deixe uma resposta

