STYLE : YVES SAINT-LAURENT

Quando parece que já temos todos os livros que importam em nossa estante-fashion,eis que surge mais um (sempre mais um) daqueles livros que se tornam – quase que inesperadamente – essenciais de ter pra ver e rever sempre.Eu,em particular,acho que os mais legais são sempre aqueles que saem do lugar-comum e mostram (seja lá de que forma) algo que ainda não foi falado,mostrado,tampouco explorado.Pois bem,nessa tarde friorenta,fui tomar um café (minha desculpa favorita em dias frios) numa livraria dessas que são pura perdição para leitores vorazes – como eu – e já que a revistaria já não tinha nenhum título que eu ainda não tivesse visto (a maioria comprado),fui xeretar os livros de moda – pois bem sei que alí sempre tem coisa nova.

ysl

Deitado na prateleira,meio que esquecido,um livro grande e grosso com capa pink chamou minha atenção.Tratava-se inicialmente de (mais) um livro sobre o mestre da moda francesa Yves Saint Laurent,falecido em junho do ano passado.Apesar desse tipo de livro não ser necessariamente o que costumo comprar,uma vez que todos são meio (ou muito) parecidos.Contudo,já que eu estava alí em frente ao dito cujo,iria pelo menos folheá-lo.E qual não foi minha surpresa ao perceber que este,em especial – produzido pela Pierre Bergé Foundation -,traz anotações e croquis de Yves em sí,incluindo várias anotações sobre os tecidos a ser usados,escolhidos pelo mestre,os acessórios ideais para cada look e até os nomes de algumas de suas clientes.Isso mesmo,aquelas que lhe encomendavam aqueles modelos ultramega-exclusivos.Moda sob medida é isso.Luxo puro.Para poucos e bons.Como se pudéssemos invadir um pouco a intimidade do estilista – que desenhava em folhas de caderno e não em papel branco,o que me surpreendeu já que não é comum.A magia maior está no fato de poder ver qual tipo de observação o mestre fazia ao preparar os desenhos de novos modelos,novas coleções e quais os tecidos (colagens típicas de ateliers de moda) ele deixava anexados aos croquís.

Para quem quiser mais infos sobre o livro, dá uma olhada aqui ou ainda,dá para comprar (por um ótimo preço,até mais acessível que nas livrarias nacionais) no site da Amazon.com.

foto: divulgação

(para ler ouvindo)

Um comentário sobre “STYLE : YVES SAINT-LAURENT

Deixe uma resposta

