PRA PENSAR: OS NÚMEROS CONTAM ???

pensador

Estava dando uma “zapeada” pelo meu blogoroll (que é bem recheado,como dá para perceber aí ao lado) e acabei “caindo” no GrãoMogol,um blog superbacana,editado por um dos mais competentes jornalistas desse país: Mario Mendes.Redator de mão cheia e exímio entrevistador,Mario já passou pelas mais importantes redações do Brasil,entre elas “Vogue” e “ELLE”,onde atuou como o braço direito de ninguém menos que a editrix-de-luxe Regina Guerreiro.

No comecinho dos anos 90,atuou como editor-executivo em “Interview”,que foi onde tive meu primeiro contato com seus textos.A publicação se tornou um verdadeiro ícone do jornalismo about celebrity ,muito antes de sequer imaginarmos que “Caras” um dia seria publicada por aqui.Alí,as matérias (super)apimentadas deitavam e rolavam sobre os mais explosivos bas-fonds  do grand monde paulista a carioca,relatando escândalos do high-society,contando casos de pseudo-moçoilas casadoras,clubes efervescentes da fauna gay-e-dance daquele momento e retratava ainda (de um jeito muito particular) a nossa modinha,anos-luz desta indústria superbem estabelecida e altamente profissional na que se tornou o fashion-world tupiniquim.

Pois bem,o que me chamou a atenção ao ler os artigos escritos pelo Mario foi aquele em que ele falava sobre a Virada Cultural.Texto brilhante (até aí,qual a surpresa se tratando da assinatura de Mr. Mendes ??) alicerceado por uma análise intocável sobre o que foi e o que se tornou o centro velho de São Paulo – palco da Virada em sí.Foi o final do post que me intrigou,quando Mario disse : “Hoje este blog completa 5 anos. Mesmo assim, ainda não cheguei aos 100 mil acessos. Decididamente não sou popular. Ainda bem. Parabéns pra mim!”,disse Mario que tem cerca de 60 mil visitas em seu blog.Isso me fez questionar (ainda mais) sobre qual a verdadeira importância que tem a quantidade de visitas diárias realizadas nos blogs.

Aqui no MyPreview,por exemplo,o que explicaria então o fato de que com cerca de 1 ano e oito meses ultrapassei  as 370 mil visitas???.Até mesmo porque não falo de assuntos muito populares (eu acho…) e sim de “coisas” que só interessam a um publico aficionado em moda.De qualquer forma…e daí?.A quantidade de gente que nos lê todos os dias tem tanta importância quanto teria num site (que vive de anunciantes),por exemplo ???.Será que a quantidade de visitantes no blog de Mario é pouca mesmo ou não,quase que como um tiro pela culatra: a qualidade do público que o lê é quem faz com que esses números pareçam relativamente baixos.Leitores estes  – que tenho certeza – incluem algumas das cabeças-pensantes mais-mais deste país.

foto:reprodução

(para ler ouvindo)

Um comentário sobre “PRA PENSAR: OS NÚMEROS CONTAM ???

  1. O número de visitas de um blog geralmente indica que este blog é conhecido, que é pop. O que não é ruim em absoluto. Só vejo problema quando a maneira como se trata determinado assunto, seja qual for, desde amenidades à sei lá, a antítese disso (acho difícil a idéia de que algo que se faz por hobby, mesmo os ditos blogs profissionais(?) seja encarado d’outra feita que não amenidade, mas…), então, que a maneira como se conduz um blog seja idiotizante. O que não é o caso do My Preview, pelo contrário.

    O certo é que, formadores ou imãs de idiotas têm um monte por aí, desde os mui pops, com mil comentários diários, mil visualizações diárias, até os nada pop.

    Sei que quem escreve quer um público e é bom ser lido. Da qualidade desse público leitor à quantidade, o que aprouver a cada um.

    Bisous.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s