A (DELICIOSA) SUBVERSÃO DOS ANOS 90

LindaEvangelista

Pode ser que os anos 80 saiam de cena – finalmente.Sabe como ??? dá uma lida na compilação abaixo,onde listo tudo que é super 90’s e que de uns tempos para cá anda bombando na moda,nas artes e na música.Isso mesmo,eles estão de volta – e vem com tudo.

* o retorno das supermodels,os rostos dos 90,entre elas Christy Turlington (minha favorita),Naomi Campbell,Nadja Auermann,Linda Evangelista (foto),Stephanie Seymour e Claudia Schiffer em algumas das mais luxuosas campanhas e capas de revista.

* de repente,o bandage dress,peça-ícone daquela década,que foi hypada/criada pelo designer Hervé Leger volta à cena e vira must have das jet-setters de plantão.

*o movimento grunge,com trilha sonora garantida pela banda americana Nirvana,teve na pessoa de Kurt Kobain,seu vocalista loiro-lindo-e-deprê,um ícone-fashion de uma estética calcada no xadrez e nos coturnos .

* bandas superrepresentativas daquela época como o Depeche Mode e o A-ha andaram fazendo shows por aqui além do comeback do U2 em fase mais pop que nunca e que não para de tocar nas rádios.

* a estética leather volta à ribalta.Movimento que tem na sexualidade explícita,no fetichismo do couro e na inspiração do universo S&M o mote principal e que eram onipresentes nas passarelas de Gianne Versace e Azedine Alaia – designers-master daquela década.

* a cultura clubber,que teve seu auge aqui no Brasil no início dos anos 90 (com cobertura-luxo via Erika Palomino nas páginas da “Folha de São Paulo”),começa à mostrar que está viva sim,aliás,que voltou à cena – e com tudo.Novos personagens surgem,novos clubs são abertos e fundamentos próprios da fauna-eletrônica começam à dar as caras na fervida noite paulistana.

* Stephen Sprouse,célebre artista plástico “noventista” ganha expos em várias capitais mundiais,celebrando seu experimentalismo subversivo e focando suas colaborações para nomes peso-pesado da moda como Louis Vuitton.

* Imagens pra lá de sexy entre belas modelos fazem do movimento lesbian-chic – surgido nos 90 -, uma das mais fortes e incensadas estéticas fotográficas que andam estampando campanhas publicitárias e editoriais.

foto: reprodução

(para ler ouvindo)

2 comentários sobre “A (DELICIOSA) SUBVERSÃO DOS ANOS 90

  1. Com certeza os 90`s devem ser a proxima onda, ate proque existe uma teoria qiue de 20 em 20 anos a moda se relê, mas vc acabou citando varios exemplos que são dos anos 80 e não 90, como depeche mode,a ha, u2, versace, estética leather etc… sei que a vontade dos jornalistas de detectar os proximo hype é grande mas os pobres estudantes de moda necessitam de aprender alguma coisa, nem que seja pelos blogs, já que as faculdades ensinam bem superficialmente, então sua responsabilidade é enorme.Adoro o blog, não é um gongo este comment, mas vamos conter a ansiedade fashion.
    bração!

  2. Oi Dani,em primeiro lugarmuito obrigado pela visita e pode falar o que vc quiser pois esse espaço aqui é democrático de verdade,contudo,vamos a algumas considerações:
    -não sou jornalista,isso aqui é um hobby que acabou ganhando uma visibilidade muito maior do que eu poderia imaginar.
    -estética leather é super 90’s,tem muita coisa do Versace e do Alaia do comecinho da década que mostram isso,basta pesquisar um pouco.Porém,com certeza nos 80’s também havia espaço para essa estética mas como a coisa era caretice-cronica,essa coisa do sexy quase over,que tem tudo a ver com couro e fetiches,tomou froça mesmo nos 90,viu???
    -A-ha,U2 e Depeche são bandas que estouraram nos 80 mas nos 90,se mativeram no topo (no caso do Depeche,principalmente por conta da onda dance e acid que começava a pipocar)…

    Então,linda…não é ansiedade fashion não viu??? é que ja passei dos 30 (rs) e muitas dessas coisas eu vi e vivi in loco,portanto,acho que sei sim do que estou falando.

    Volta sempre e comenta sempre,please.
    Bj,Stuart

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s