O FIM DO LUXO ???

Uma das notícias mais tristes que andam bombardeando toda a blogosfera-fashion,os sites especializados,jornais e revistas é a falência da grife Christian Lacroix,notícia que pegou (não meio,mas todo) mundo de surpresa pois parece surreal que esse target também esteja sofrendo com a recessão que vem dando as cartas de dois anos para cá.

lacroix2

Na última terça-feira,dia 7,aconteceu o esperadíssimo desfile da maison na semana de moda parisiense.Muitos veículos consideraram a apresentação uma espécie de desfile-apelo na tentativa de mostrar que a grife,embora esteja sendo administrada judiciamente por conta de todo o processo de falência ainda tem “sangue pulsando nas veias”.

lacroix

Na verdade todo esse diz-que-diz tem um porquê,sim.Um dos maiores mestres da alta-costura – se é que ainda há espaço para essa “categoria” na indústria do luxo -,ainda em atividade,representa,e bem,um ideal estético e artístico que poucos designers conseguiram atingir.Chamado pelos experts como o “Mestre do Barroco” (1.580-1.756), por conta das matérias-primas superluxuosas empregadas em suas criações e pelo refinamento dirigido aos vestidos (sua especialidade) confeccionados pela maison Lacroix.

lacroix3

Atribuir a decadência de uma grife essencialmente ligada ao luxo em decorrência da crise mundial para alguns pode até parecer conversa de louco,já que não são poucas as pessoas que andam “palestrando” por aí que o luxo é um dos poucos segmentos que não sentiram ainda o efeito da crise avassaladora que domina o mundo.Se bem que temos que considerar que muita gente (…) acredita que o fato de algumas grifes internacionais terem aberto recentemente lojas no Brasil (Marc Jacobs,Chanel,Christian Louboutin) seja suficiente para “entender” que essa fatia do mercado de consumo não sofra com todo o rebuliço que tomou conta do bolso de todo mundo.

lacroix4

Pode ser que nem tudo esteja perdido,como foi divulgado em nota recente.

lacroix5

A verdade é que caso o processo de falência siga até o fim,vivenciaremos não só a perda de um grande talento da história da moda mundial,que comanda com notável paixão essa grife há 22 anos,mas talvez estejamos prestes à ver – embora alguns desavisados ainda neguem – o retrato do começo de uma nova era,onde o luxo,ou pelo menos aquilo que chamamos de luxo desde sempre,esteja tomando um novo rumo,clamando por uma renovação não só conceitual,mas também do público que o consome.

foto: reprodução

(para ler ouvindo)

2 comentários sobre “O FIM DO LUXO ???

  1. Essa questão é bem delicada, Lacroix é um grande talento (nunca foi meu preferido, mas não posso negar que teve grandes e inesquecíveis momentos-fashion) e o fim da Maison realmente é muito triste. Eu só acho que existe uma regra básica no capitalismo: pessoas devem pagar as suas contas: de luz, de água, de tecidos de seda pura. É muito fácil fazer beleza com o dinheiro dos outros. Lacroix desde o (fenomenal) começo, se mostrou muito arrogante, temperamental, e aquela mulher dele que adora uma lenha na fogueira sempre fez questão de criar uma certa rivalidadezinha com Yves (como se fosse possível desbancar Saint Laurent de alguma coisa). Eu não sei muita coisa disso, mas acredito que Lacroix deve ter enfiado muito os pés pelas mãos nesses vinte e poucos anos de trabalho, e aí deu no que deu. Grandes nomes param de trabalhar, não vai ser o primeiro nem o último. Triste, mas necessário. Helmut Lang, Jil Sander e etc -modestamente- me parecem perdas bem piores.
    Aliás, que ninguém nos escute, essa historinha do Lacroix me lembra muito um certo estilista brazuca que… bom, abafa. Se fosse francês, tava lá fazendo carão, com todo mundo chorando as pitangas. Brasileiro quebra e enfia a viola no saco, faz parte.
    Credo, quanta maldade, tá bom de gongo.
    Bj

  2. Babboni,eu também ja ouvi falar muito da guerrinha de egos Lacroix x Saint Laurent…que são dois genios sim,mas de tecnica e estilos bem diferentes…quanto ao tal estilista brasileiro bafõnico que vc esta citando eu imagino que seja a Ocimara Versoletta…arrogantésima e megalomaníaca mas inégavel….talentosíssima.
    Stu

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s