O HYPE DOS MENINES

capa recente da luxuosa revista CitzenK Homme: lingerie or not lingerie ?

O ano de 2.009 foi.Pelo menos eu acho que sim.Um dos mais ecléticos de todos os tempos.Contrariando todas as temporadas anteriores,não houve uma única tendência que tenha sido o “fio condutor” das coleções apresentadas.Não houve também uma única peça que tenha sido apontada como a “cópia do ano” como sempre ocorreu.Trocando em miúdos: aquilo que a papisa-fashion e editrix deluxe Regina Guerreiro costuma chamar de “pensamento coletivo”,ou seja,propostas que,sabe-se lá como,”pipocam” em várias passarelas ao mesmo tempo.

editorial da Contributing Editor tem perfume superandrógino

Um mundo globalizado ou a pluralidade artística como linguagem-mãe na indústria-fashion.Sabe-se lá o que de fato aconteceu,o que podemos afirmar é que a moda virou uma grande “Babel”.Tudo ao mesmo tempo agora se tornou a única regra que todos estão preocupados em “seguir”.Dentre as propostas apresentadas nas mais de 800 coleções espalhadas pelo mundo,a androginia no universo masculino foi a que mais me chamou a atenção.Muito por se tratar de uma novidade de fato,agora,mais que nunca explícita,sem a necessidade de “camuflagens intelectuais”.

a androginia sempre teve lugar no mundo do rock: make up gótico

Também,pudera,parece que o homem está perdendo as tais “amarras” à que se submeteu durante séculos e séculos,introduzindo em seu closet,sim,e por que não,peças cheias de informação feminina,formas,cores e proporções até então apontadas como características exclusivamente pertencentes à elas.Demorou mesmo.E não foi a icônica Chanel que trocou as sais pelas confortáveis calças de montaria?.Isso sem falar na famosa camisa listrada que ela pegou “emprestada” dos marinheiros ?. É, madame Chanel é que sabe das coisas,viu.

o fast-fashion da rede sueca H&M propôs a saia para seus antenados clientes

E como toda novidade tem um porta-voz oficial,podemos entender que o designer Marc Jacobs tenha sido “o cara” que melhor representou esse “movimento”.Como assim ??.É fácil entender.O responsávael pelas criações de sua própria (e hypada) grife além das criações para a todo-poderosa Louis Vuitton surgiu em mais de um evento público trajando,sabe o quê ?? saias,oras.Ponto pra ele.Só pra variar.

fotos: reprodução

(para ler ouvindo)

3 comentários sobre “O HYPE DOS MENINES

  1. Querido amigo
    Acho que existe uma tendência sim, meio sub-liminar talvez, mas muito presente em todas as “modas atuais”: a cópia plastificada, o pastiche, a apropriação (mais ou menos indébita) da criatividade do passado. A falta do “novo”, o cansaço em se arriscar, o tédio. E isso na moda, no cinema, na arte…
    O grande acontecimento-fashion de 2009 foi a saída -mais ou menos honrosa, vai saber- de Martin Margiela da sua maison. Martin foi um dos (poucos) criadores que virou a moda de cabeça pra baixo no fim dos anos 80. Seus primeiros desfiles eram nos subúrbios de Paris, suas roupas eram recicladas de brechós, completamente desconstruídas, suas bijoux eram cacos de louça, seus sapatos eram amarrados com fita crepe, sua “etiqueta” era uma simples tarja branca. Sua foto nunca apareceu em lugar algum. (Logicamente, como você já deve imaginar, eu vi uma foto dele, que algum espírito de porco publicou em algum lugar: uma bicha loira, nem feia nem bonita)
    Se não fosse por ele, não existiria “minimalismo dos 90’s”, “escola belga”, “galliano-mcqueen na couture”, “moda reciclável”, “etiquetas invisíveis”, “high-low” e mais quinhentas coisas que aprendemos a ver como moderno.
    E voltando ao seu (ótimo texto), eu acho que a tendência é essa: se apropriar de tudo e posar de bonita. Essa é a “cara” do século 21.
    Gaultier lançou seus homens de saia em 85 (aliás, muito mais pintosas do que qualquer revista hoje teria coragem de publicar: pintosas mesmo), e hoje Mr.MJ posa de linda com seu kilt marinho, como se fosse la black-cocada’s queen. E por aí vai.
    É como eu disse pra um amigo, as roupas acabaram. Essa saison em Paris foi a da calcinha e do sutiã, porque não tinha mais o que copiar dos arquivos. Na próxima vai ser a saison do cabelinho da xana. Só esperar pra ver.
    E um bom reveillón pra você, e que muitos gongos nos aguardem.
    Besos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s